Projeto cria o Dia Estadual de Conscientização sobre o Câncer de Estômago

As estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) informam que  o câncer de estômago é o quarto mais incidente na população masculina e sexto na feminina. Em 2016, foram cerca de  23 mil casos novos por ano.

Com objetivo de conscientizar sobre a prevenção de uma doença, que  apresenta poucos sintomas em sua fase inicial, é que apresentei projeto que cria o “Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago” no Estado do Pará, a realizar-se, anualmente, no dia 28 de setembro. O evento fará parte do calendário oficial do Governo do Estado. 

O evento vai esclarecer a sociedade sobre a doença e seus sintomas, bem como qualificar os profissionais de saúde para as ações de prevenção e tratamentos. Serão promovidas palestras, seminários, entre outras campanhas necessárias para divulgar os sintomas da doença, a fim de identifica-la ainda nas fases iniciais. Os sintomas iniciais dos tumores podem ser bastante inespecíficos, e eventualmente se assemelharem a um quadro simples de gastrite

O diagnóstico

Durante a consulta com médico, este fará perguntas sobre seu histórico clínico, os sintomas apresentados e outras condições clínicas. Se os sintomas apresentados sugerirem que o paciente possa ter câncer de estômago, serão solicitados exames de imagem, como a endoscopia digestiva.

Toda doença tratada em seu início tem maiores chances de cura e o “Dia Estadual de Conscientização e Orientação sobre o Câncer de Estômago” vem buscar a realização do diagnóstico precoce.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lixão de Capanema: vergonha a céu aberto